Dicas e Notícias

Entenda sobre Fibomialgia!

A fibromialgia é caracterizada por dor crônica em diversas áreas do corpo, se enquadra no tipo de dor chamada: dor nociplástica. É considerada uma síndrome, caracterizada por uma dor musculoesquelética difusa e crônica. Há um distúrbio no processamento da dor associado a outras características secundárias. Ela não é uma doença autoimune ou inflamatória, mas pesquisas sugerem que envolve uma disfunção do próprio sistema nervoso. O paciente com essa doença pode apresentar alta sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura, pelo examinador ou por qualquer outra pessoa. Aliados a esse sintoma característico estão: fadiga ou cansaço, distúrbios do sono, rigidez matinal, parestesias de extremidades, sensação subjetiva de edema e distúrbios cognitivos, com alteração de atenção e memória.


O que é fibromialgia?

A fibromialgia é uma condição crônica que provoca dores migratórias por diferentes regiões do corpo, com maior incidência nos tendões e articulações. Está relacionada a disfunções no sistema nervoso central e nos mecanismos de controle da dor. Cerca de 90% dos casos ocorrem em mulheres entre 35 e 50 anos, embora também possa afetar crianças, adolescentes e idosos.

Apesar da dor intensa e, por vezes, incapacitante, a fibromialgia não causa inflamação ou deformidades físicas. No entanto, pode ser associada a outras doenças reumatológicas, o que pode dificultar o diagnóstico.


Causas da fibromialgia

A causa exata da fibromialgia ainda é desconhecida. Sabe-se que há uma disfunção no sistema nervoso central e periférico relacionado com a dor.


Principais sintomas da fibromialgia

- Dor generalizada e recorrente;

- Fadiga;

- Falta de disposição e energia;

- Distúrbios no sono, com sensação de não ter descansado;

- Síndrome do intestino irritável; 

Sensibilidade ao urinar;

- Cefaleias;

- Alterações emocionais e psicológicas.


Diagnóstico da fibromialgia

O diagnóstico é realizado se as seguintes das três condições são satisfeitas:

- Índice de dor generalizada (Widespread Pain Index – WPI) maior ou igual a 7 e pontuação da escala de severidade dos sintomas (Symptom Severity – SS) maior ou igual a 5 OU WPI entre 3 a 6 e pontuação da escala de SS maior ou igual a 9;

- Os sintomas devem estar presentes em um nível similar por no mínimo 3 meses;

- O paciente não deve ter outra condição de saúde que explicaria a dor.

Os critérios de diagnóstico são alvo de críticas. Atualmente, não há exames laboratoriais específicos para diagnosticar a fibromialgia, e os testes realizados são apenas para excluir outras condições com sintomas semelhantes.


Tratamento da fibromialgia

O tratamento da fibromialgia é multidisciplinar e pode incluir:

- Entendimento sobre dor crônica;

- Uso de medicações combinadas; 

- Prática regular de atividade física, que alivia as dores;

- Apoio psicológico e emocional;

- Técnicas de massagem e acupuntura.


Recomendações para pacientes com fibromialgia

Siga a medicação indicada para aliviar os sintomas;

Evite situações estressantes;

Melhore a qualidade do sono, eliminando luzes, ruídos;

Mantenha-se em posições confortáveis ao se sentar por longos períodos;

Pratique exercícios físicos regularmente, pois o movimento ajuda a prevenir crises de dor;

Considere apoio psicológico, uma vez que muitas pessoas com fibromialgia enfrentam descrença por parte de familiares e profissionais, o que pode afetar a saúde mental. 


Quer saber mais, consulte um médico da dor.


No IDORT dor e ortopedia, em Maceió, temos ortopedista e fisioterapeutas com anos de experiência em tratamento de dor crônica.

LEIA TAMBÉM

Discopatia Degenerativa é Grave? O que causa? qual tratamento?

Discopatia Degenerativa é Grave? A dor na coluna é um dos problemas de saúde mais comuns no mundo, afetando milhões de pessoas. Mas quando o diagnóstico é "discopatia degenerativa", é natural surgir a pergunta: essa condição é grave? Existe cura? Neste artigo, vamos esclarecer tudo sobre a discopatia degenerativa, incluindo causas, sintomas, opções de tratamento e quando a cirurgia pode ser necessária.