Dicas e Notícias

Dorsalgia - dor nas costas na região dorsal

A dorsalgia é qualquer dor que acometa as estruturas que fazem parte da coluna dorsal, localizada entre a coluna cervical e lombar, formada por dozes vertebras, músculos, ligamentos, entre outros. Qualquer dor nessa região pode ser considerada uma dorsalgia. As dores na coluna dorsal, ou dorsalgias, representam um problema significativo para a saúde dos trabalhadores, com importantes impactos econômicos e sociais.


As dores na coluna dorsal, ou dorsalgias, representam um problema significativo para a saúde dos trabalhadores, com importantes impactos econômicos e sociais. Essas condições estão frequentemente associadas a distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), que envolvem um processo silencioso e cumulativo de dor, resultando em disfunções que afetam a capacidade produtiva e o bem-estar dos trabalhadores. No ambiente de trabalho, fatores como repetitividade de movimentos, posturas inadequadas e carga excessiva são frequentemente identificados como precursores dessas condições.

Nos últimos anos, observou-se uma crescente prevalência de dorsalgia, muitas vezes consideradas como epidêmicas. No Brasil, nos últimos anos, as doenças do sistema osteomuscular foram a principal causa de auxílios-doença concedidos pela Previdência Social, atrás apenas de causas externas, como acidentes.

Essas dores são comuns em trabalhadores adultos, com uma prevalência que varia entre 15% e 30%, sendo a principal causa de incapacidade laboral e perda de qualidade de vida. A dificuldade no diagnóstico diferencial e a natureza inespecífica dos sintomas contribuem para uma maior notificação dessas condições como doenças relacionadas ao trabalho.


Sinais e Sintomas


Os principais sinais e sintomas da dorsalgia são:·   

     

  •        Dor tipo picada na região dorsal ou ao respirar;
  •        Alteração da sensibilidade na região dorsal;
  •        Diminuição da amplitude de movimento do tórax ou do membro superior.


Causas

As causas para o aparecimento de uma dorsalgia podem ser de:

Origem traumática: distensões musculares, fraturas ou contusões na região dorsal, atividades em posições inadequadas, esforço físico exagerado ou quedas;

Origem degenerativa:  desgaste dos corpos vertebrais ou discos, devido ao processo de envelhecimento ou patologia degenerativa; e de origem tumoral - alguns tumores podem comprimir estruturas na região dorsal e gerar uma dorsalgia.

 

A dor é proveniente de músculos, articulações, nervos, ossos ou outras estruturas próximas à coluna torácica:

Além da dor, a dificuldade para respirar, sensação de “pontadas” no tórax e queimação nas costas são sintomas recorrentes da dorsalgia.


Diagnóstico para a Dorsalgia

O diagnóstico de uma dorsalgia pode ser feito após uma anamnese, exame físico completo que poderá identificar a ou as estruturas que dão origem à dor. Exames complementares de diagnóstico devem ser requeridos, para confirmar a extensão da lesão. É indispensável a avaliação de toda a coluna, identificando a existência de deformidades, contraturas musculares e possíveis limitações de determinados movimentos. A partir de então, o tratamento a ser realizado deverá levar em consideração o quadro específico do paciente e as causas da dorsalgia.

Antes de iniciar qualquer tratamento, o profissional precisa obter um diagnóstico preciso do quadro do paciente. O especialista avalia o paciente de forma total e os movimentos a serem realizados, direcionam-se às necessidades individuais de cada pessoa que os apresenta.


Tratamento 


O tratamento para a dorsalgia dependerá de caso para caso, dos sintomas apresentados, do diagnóstico e das características pessoais e ambientais do paciente.

Eliminar a dor no menor tempo possível e dar-lhe estratégias para lidar com a dor residual;

 Melhorar a relação entre a ou as estruturas lesadas e a sua função;

 Diminuir o impacto da dorsalgia nas tarefas domésticas, laborais e desportivas e reintegrar o paciente na sua rotina normal antes da lesão.


Prevenção da Dorsalgia

A prevenção das dorsalgias no ambiente de trabalho requer ações integradas entre saúde, segurança e empregadores. Iniciativas como pausas regulares durante a jornada de trabalho, adequação do ambiente laboral e conscientização sobre postura podem mitigar os riscos. A expansão de políticas de saúde do trabalhador e a criação de centros de referência específicos para essas condições têm contribuído para a redução das incapacidades relacionadas.



No Idort - Dor e Ortopedia em Maceió, na Ponta Verde, você encontra uma equipe com experiencia de anos no tratamento de dores na coluna em geral. 

LEIA TAMBÉM

Discopatia Degenerativa é Grave? O que causa? qual tratamento?

Discopatia Degenerativa é Grave? A dor na coluna é um dos problemas de saúde mais comuns no mundo, afetando milhões de pessoas. Mas quando o diagnóstico é "discopatia degenerativa", é natural surgir a pergunta: essa condição é grave? Existe cura? Neste artigo, vamos esclarecer tudo sobre a discopatia degenerativa, incluindo causas, sintomas, opções de tratamento e quando a cirurgia pode ser necessária.